quinta-feira, março 28, 2013

São João

"O principal diferencial das casas movidas a energia solar é o seu grau de autonomia, pois não precisam de ligação à rede elétrica."
"As soluções desenvolvidas poderiam ser utilizadas em postos avançados de pesquisa científica na Amazônia ou em lugares isolados sem infraestrutura elétrica", diz Claudia de Oliveira Andrade, da USP."
Mayer ressalta que é possível enxugar o projeto para que ele seja viável economicamente, sem perder características. O custo estimado da Éko House é de 450 mil euros (cerca de R$ 1,2 milhão) -os recursos vêm dos setores público e privado.
José Ripper Kós, professor de arquitetura da UFSC, afirma que há conversas com a Prefeitura de Paraty (RJ) para criar um conjunto de casas semelhantes que funcionem como pousada ou hotel.
"Com a energia que sobra, seria possível abastecer uma comunidade carente na região, que é isolada e recebe energia somente a partir de um gerador a diesel."

é só um retalho da reportagem: "Casa sustentável brasileira é exposta em megaevento em Madri" da Folha de São Paulo de 30/09/2012 e o santo homenageado é porque encontrei o desenho do ano passado em arrumações. 

quarta-feira, março 20, 2013

na flauta

o melhor de estudar: desenhar no caderno!