quinta-feira, maio 30, 2013

o orgasmo da flor



A Patrícia enviou em 18/05/2010, ela explica que esta é uma melipona fasciculata (uruçu cinzenta) visitando flor de beringela. "Quando visitam as flores, as abelhas agarram as anteras e vibram o tórax. Ao vibrar o tórax, as anteras são agitadas e o pólen cai no corpo da abelha e no estigma da flor (auto-fecundação). O pólen do corpo da abelha também pode fecundar flores de outra planta (fecundação cruzada), importante para a diversidade genética."

As abelhas nativas são adequadas as nossas flores, algumas são responsáveis pela polinização das árvores brasileiras. É um universo complexo a se conhecer.

sexta-feira, maio 24, 2013

Cildo Meireles

A algum tempo pensei em falar de artistas que admiro, esta imagem foi a primeira que me veio a cabeça. O desrespeito aos índios, assim como a outros seres vivos e ao próprio planeta em si sempre incomodou, não só a mim. Com esta obra, se bem me lembro,  Cildo faz menção a um massacre que ficou registrado em sua memória de infância, onde um fazendeiro depois de tentar exterminar uma aldeia  com fardos de roupas contaminadas, decidiu acabar com o que sobrou dela mandando seus funcionários limparem a área, atirando e queimando tudo. Quem foi punido? O pai do artista, que na época trabalhava como perito e relatou os fatos que apurou.

quinta-feira, maio 23, 2013

transporte escolar

Por uns momentos lembro da barca Rio Niterói. Tinha golfinho na baia e íamos para casa acompanhados por eles. Aqui ainda tem muitos peixes, grandes, e que pulam d'água, acompanham as embarcações. Penso se é possível ensinar o que quer que seja aos meninos.



quinta-feira, maio 16, 2013

quando o rio enche

Quando o rio enche muitas árvores ficam assim! Ainda fico desconcertada com a resistência da planta, por seis meses com as raízes submersas, e florida. Suas flores são brancas e carnudas devem alimentar muitos peixes nessa época do ano. Tem uma fruta comprida e rosada como uma bucha e os meninos gostam de fazer trampolim dos seus galhos.

enquanto o jambo não vem

Itaituba tem jambeiros e este pedacinho de rua está agora em plena floração. As crianças impacientes quando saem da escola passam aqui e comem muitas flores mais gordinhas. Talvez tenham fome da cor, da sombra e do tapete rosado.

segunda-feira, maio 13, 2013

piabinha defumada da missão cururu

sábado, maio 11, 2013

A curiosidade do filhote de elefente contado da melhor maneira que já ouvi.

Originalmente com trombas bem curtinhas, e cheio de perguntas, espirito aventureiro que vai atrás das respostas, como as crianças. São muitas edições da mesma história, eu gostei do livro com ilustrações em preto e branco, mas o melhor é ouvir a dupla Bob Macferrin e Jack Nicholson na hora de dormir.
https://www.youtube.com/watch?v=6cvwhp5sJPc (parte 2)

ps:  esses nossos bibelôs indianos que tão frágeis quanto lindos, já nos chegaram assim. 

quarta-feira, maio 01, 2013

o gato da Candida (de 2006)

Cadê aquele cartão? Cadê o portal que você desenvolveu para mim? Todos os testes? Estavam bem aqui no "geocities"? Poi é... Teve o mesmo destino das fotos, imagens e desenhos do "multiply". O gato comeu!

a casa de um artista

A "casa da flor" é para o Dardary que me falou sobre a simplicidade da sua casa. Lembrei de algumas casas que conheci, a da Sá Maria na Pedra Negra, branca, branca, de tabatinga sem arestas vivas porque ele vivia retocando, a da Monica Neves entre as cerejeiras da Mina D'água. Casa de artista é assim mesmo, quanto mais simples, mais complexa.